O Atlas de Instrumentos Utópicos é um conjunto de instrumentos, fontes sonoras e dispositivos electroacústicos que têm como ponto comum a mediação entre as novas possibilidades de composição electroacústica e a performance musical. Englobam vários geradores de som produzidos no âmbito das criações da Sonoscopia, sofrendo posteriormente um processo de reflexão teórica que tem lugar anualmente, no encontro de instrumentos musicais experimentais organizado pela associação denominado Som Desorganizado.
Nas ações de formação, são os próprios participantes que constroem os seus instrumentos, que ficam depois ao seu dispor para aperfeiçoamento das suas técnicas de execução instrumental e de criação musical a solo ou em ensembles de instrumentos utópicos.
Indo ao encontro das características físico/sonoras do Reservatório da Patriarcal, a oficina “Atlas de instrumentos Utópicos/Sonografia Subterranica”, conduzida por Henrique Fernandes, propõe uma performance sonora/colaborativa, idealizada unicamente para ser interpretada neste espaço. Os participantes, para além da interpretação da peça sonora em si, terão oportunidade de construir os próprios instrumentos/objetos sonoros utilizados durante a performance.