Memórias Líquidas é um espetáculo de música instrumental que traz novas combinações sonoras ao apresentar a água como instrumento musical. Trata-se de um concerto com obras do repertório contemporâneo para percussão que utilizam a água como objeto de exploração artística, seja de forma simbólica ou mesmo real, através da manipulação do líquido como um verdadeiro instrumento musical. Além de prestar uma homenagem à água como um elemento precioso para a vida humana e aos compositores que a utilizaram como inspiração para a criação de obras peculiares da música dos séculos XX e XXI, este espetáculo visa instigar a curiosidade e, ao mesmo tempo, contribuir para aproximar o público da estética musical contemporânea através da grande familiaridade dos seres humanos com a água.

LUIS BITTENCOURT, BR

Luís Bittencourt é percussionista, compositor, produtor musical e investigador. Dedica-se sobretudo à música instrumental contemporânea, escrita e improvisada, e à exploração do potencial sonoro de diferentes objetos e materiais. Suas performances incluem desde instrumentos de percussão standard, como o vibrafone, até instrumentos pouco difundidos como o waterphone ou o Xylosynth, ou qualquer tipo de objetos e materiais sonoros. Realizou as primeiras audições das suas próprias composições e obras dos compositores Christopher Deane, Tan Dun, Edson Zampronha, Vinko Globokar, entre outros. Como compositor, obteve 1o lugar no concurso “Lendas da China – Prémio Instituto Confúcio Artes 2016” e já colaborou com o fotógrafo norte-americano George Lange, compondo música para o seu projeto Cannes Lions Waterfall Studio 2016.

Luís é também pesquisador de várias questões relacionadas com a performance musical, percussão e instrumentalidade. Especialista no repertório que utiliza a água como fonte sonora, Luís é autor da pioneira investigação artística “O uso da água como fonte sonora percussiva: análise de Water Music de Tan Dun”, que foi publicada e apresentada em diversas instituições e eventos pelo mundo, a destacar: Leeds College of Music (UK), Guildhall School of Music and Drama (UK), Conservatoire Supèrieur de Musique et Dance de Lyon (FR), 46o International Summer Course for New Music Darmstadt (DE), Sound Res 2012 (Lecce, Itália), Conservatorio Profesional de Música de Cullera (Valencia, ES), Universidade de Aveiro (PT), Queensland Conservatorium/Griffiths University (Brisbane, AU), Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), University of Central Florida (EUA), entre outros.
Já actuou e colaborou com Lee Ranaldo e Leah Singer (Sonic Youth), Phill Niblock, Helga Davis, Mina Tindle, Jeffrey Zeigler (Kronos Quartet), Found Sound Nation, David Cossin (Bang On a Can), Steven Schick, Alegre Correa, David Sheppard, Gabriel Prokofiev, Miquel Bernat, Jon Rose, Beibei Wang, Paola Prestini, Emily Hall, entre outros.
www.luisbittencourt.com