14/09/2017 // 19:30

MILEECE[UK]

Lisboa Soa encontro de arte sonora, urbanismo e cultura auditiva

MILEECE[UK]

> Na vida itinerante que a levou de fazendas francesas a jardins de cristal em Los Angeles, Mileece foi desenvolvendo consciência das muitas formas de impacto do homem sobre o mundo natural. As suas "ecoscapes" são geradas pelas emissões electromagnéticas de plantas e por instrumentos musicais artesanais baseados em sensores. Mileece liga eléctrodos às folhas das plantas, que recolhem os seus impulsos bio-elétricos. Estas micro-correntes são, em seguida, traduzidas em sons harmónicos, usando um programa criado e desenhado por Mileece. Desta forma, um jardim transforma-se numa orquestra.

Mileece atribui à sua arte o nome de "música electrónica orgânica". Ela não se vê como uma criadora de sons artificiais, mas como uma "facilitadora", que constrói uma espécie de ponte simbiótica entre humanos e natureza, através do som. <

 

BIO

> Mileece é uma sound artist e designer ambiental que combina arte e tecnologia para instigar e animar a conexão humana com as dimensões escondidas e vivas da natureza.

Nos últimos 15 anos, e através de pesquisa e desenvolvimento rigorosos, precisos e aprofundados, Mileece foi pioneira na evolução da sonificação de biofeedback de plantas. As suas paisagens sonoras codificadas e geradas a partir de bio-dados de plantas, instrumentos baseados em sensores e gravações de campo visitaram uma variedade de museus de prestígio (MoMA NYC, Centro de Design Pacífico de MOCA), festivais (Festival de BHIF, Butão) e locais (Kew Gardens, Londres) em todo o mundo como "ecossistemas híbridos imersivos".

O seu trabalho inclui a criação de instalações imersivas, design sonoro e composição musical, esculturas interativas, bem como uma variedade de produtos, materiais e instrumentos originais. Ela também atua como Diretora Técnica e Criativa para diversos colaboradores institucionais e marcas.

A mensagem de Mileece, de promover a ecologia através da tecnologia e das artes, ganhou vida através de uma série de projetos altamente elogiados, incluindo a campanha "Grow Something Greater" do Miracle Gro e a instalação do Sonos Studios "Sonic Garden". Como compositora, o seu último trabalho foi anunciado pela BBC como um "lançamento notável, verdadeira ciência musical". <

ORGANIZAÇÃO

APOIO

Lisboa Soa encontro de arte sonora, urbanismo e cultura auditiva