SÍNIA / NORIA / AZENHA

Sínia ou nora, em português, é o nome dado a uma máquina semelhante a uma roda usada para elevar a água num pequeno aqueduto ou para fins de irrigação. Consiste numa roda de ferro vertical com uma corrente de baldes presa a ela. As noras costumavam ser conduzidas por animais, girando outra roda para fazer a vertical rodar e, portanto, levantando a água. Nos arredores de Tarragona (Espanha) há uma concentração substancial dessas máquinas de água, provavelmente devido a um aquífero subterrâneo que fornece água para os campos agrícolas ao redor. Aquelas máquinas que foram usadas no passado, hoje em dia estão fora de ordem e até mesmo abandonadas, permitindo que o ferro enferruje com o passar do tempo.

EDU COMELLES, ES

Edu Comelles vive e trabalha em Valência, Espanha. É artista e curador de som e media, trabalhando nas áreas de novas media, arte sonora, produção musical e design de som numa ampla variedade de contextos.
Comelles tem tocado solo ao vivo e com projetos colaborativos em festivais como Sonar em Barcelona, Fase em Berlim, Escucha em Buenos Aires ou Radar Festival no México, entre outros. Seus sets ao vivo geralmente acontecem em lugares incomuns e não convencionais, como igrejas, claustros ou galerias de arte em Espanha e na Europa.
As suas instalações foram expostas em instituições como Reina Sofia em Madrid, LABoral em Gijón, Tabakalera (Donostia), Espai Rambleta, Bombas Gens em Valência; Etopia (Zaragoza), CAAM (Gran Canaria) ou o CCCB, Caixaforum ou Arts Santa Mónica em Barcelona, sua cidade natal.
Em 2017 ganhou o prestigioso Leonardo / BBVA Grant como o melhor trabalho de arte digital com o projeto Spectre. Foi premiado com bolsas de estudo em toda a Espanha e tem participado em coletivos de exposições de arte e individuais desde 2006.
Como curador, Comelles dirige e dirige a Audiotalaia, uma rede online ou netlabel dedicada à pesquisa, ensino e produção nas áreas de música experimental e arte sonora sob licenças creative commons. Todos os verões organiza o Acampamento de Verão da Audiotalaia, um encontro internacional de jovens artistas e curadores que acontece todos os anos nos arredores de Barcelona.
Ele também esteve envolvido em festivais como o Ensems em Valência ou a série de concertos no museu EACC de Castellón (Espanha). Antes disso Comelles tem sido uma figura chave organizando regularmente séries de concertos em Valência, a cidade onde vive e trabalha.
Comelles é PhD em arte sonora, mestrado em Sound Design na Universidade de Edimburgo, mestrado em Artes Visuais e novas media na Universidade Politécnica de Valência e graduação em Belas Artes na Universidade de Barcelona.